sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O FANTASMA DA POLÍTICA - ORIGENS DO GRANDE MAL DA HUMANIDADE

Época de eleições, novamente. E lá vêm os políticos! com seus discursos vazios, seus gestos torpes, seu milimétrico e impecável aprendizado diário sobre como enganar melhor, como mentir sem ser descoberto, como ludibriar, como manipular. Os políticos e sua lição diária sobre quão sórdida pode ser a mente humana, na sua busca desesperada pela continuidade da linhagem gênica. 
Tenho pensado cada vez mais seriamente no que seria melhor para o Brasil, na impossibilidade de eliminar todos os políticos (não literalmente, não sou a favor do extermínio!) do cenário. Acredito que, como todos os funcionários públicos, eles deveriam ser submetidos a uma prova, após devidamente certificados num curso específico (que poderia se chamar "Licenciatura em Política"). Este curso traria disciplinas importantíssimas, como ética, moral, civismo, patriotismo, humanitarismo, além das áreas técnicas, como contabilidade, administração, liderança, saúde, educação, segurança pública, dentre os muitos outros conhecimentos necessários. Talvez, pudéssemos ter a formação de uma nova classe de políticos "formados", os quais só seriam empossados depois de prestar uma prova (dificílima) e se submeterem, só então, ao crivo popular, através da votação. 
Sim, sei que muitos políticos do nosso cenário são formados, professores, tem mestrado, e tal... mas não estou falando sobre esse tipo de formação! já que tanto tem faltado em termos de educação doméstica, há que se exigir uma formação paralela para essa gente. 
A chegada da idade traz a célebre frase "no meu tempo"... pois bem: no meu tempo de criança, minha mãe dava uma olhada (sim, apenas uma olhada), e a gente já recolhia o papel de bala que tivesse jogado na rua, ou sequer cogitava a possibilidade de furtar uma balinha do vendedor da esquina. Aprendíamos por osmose conceitos sobre respeito, ética, humanitarismo e decência. 
Nos dias atuais, em que a internet e a TV se encarregam verdadeiramente da educação das crianças, o que podemos esperar, em termos de formação de um caráter pleno, incorruptível?
Se a própria internet é um território plácido, permissivo, libertino? se a TV é movida por interesses comerciais e políticos, os quais, intrinsecamente, são vinculados à amoralidade e à inconsequência?
Dizem que "a mão que balança o berço é a mão que move o mundo"... nesse caso, onde está a mão que educava, que orientava que punia a criança, que hoje jaz oculta no peito sórdido dos políticos? onde estão os conceitos básicos de personalidade, que deveriam hoje nortear as suas escolhas, especialmente por estarem no comando de milhões de vidas?
Infelizmente, a política é como o vírus, o câncer e o preconceito. São males terríveis, com os quais teremos de conviver por muitas e muitas gerações. Como não acredito em vidas futuras ou num legado que se materialize em forma de espírito, ou congêneres, resta a perplexidade diária, as pequenas e grandes decepções com esses "monstros" humanos, que conseguem, por exemplo, desviar verbas de alimentação básica e da saúde para suas contas imundas, a fim de financiar banquetes, viagens e carros importados para sua "prole".
Repete-se o triste cotidiano da Roma antiga, do Império egípcio, do imperialismo norteamericano, dos loucos, megalômanos e egoístas shakes árabes.
Enquanto isso, na eterna filosofia do "pão e circo", contentem-se os brasileiros em continuar esmagados pela pressão da mídia, que empurra, garganta abaixo, "ídolos" como Faustão, Xuxa, Tiririca, Mulher-melancia e todo o funk carioca.