domingo, 2 de março de 2008

CAMINHADA DE GALANTE À PEDRA DE SANTO ANTÔNIO (24/02/2008)

Para chegar até Galante, há ônibus que saem do centro de Campina Grande, ou podem ser apanhados na Av. Brasília. Chegando até Galante, desça, e pegue a estrada que vai para Fagundes. Tenha MUITO CUIDADO, pois a estrada é estreita e cheia de curvas. Vá sempre pelo acostamento, nunca na contra-mão, e fique de olho bem aberto!!! Caminhe até um ponto de ônibus, que fica do lado direito de quem segue para Fagundes (ao lado esquerdo, você verá uma casa grande, com varanda). Nesse ponto, onde a estrada faz uma curva para a esquerda, você vai pegar a trilha, que desce para a direita. Nos primeiros momentos, é uma trilha plana, ampla, com pouca vegetação. Após a primeira meia hora, uma cena triste (não desanime!!): um terrível lixão, que se espalha por vários metros. Deprimente, mas siga em frente. A estrada vai ficando mais aberta, e você notará que começa suavemente a subir. Começam a aparecer as primeiras vistas bonitas. Campina Grande, quase sempre à vista, estará sempre à sua direita. Siga em direção à pedra. Nada de açudes ou rios, obviamente... uma ou outra árvore maior. Curta uma sombrinha, pois o sol já estará brabo nessa hora. Após cerca de uma hora, você chegará ao início da subida da serra, que é irregular (sobe um pouco, desce um pouco). A seguir, passará por um lugarejo, chamado Catucá. Siga sempre em frente (os moradores também podem informar). A pedra, sempre visível, estará à sua esquerda. Numa das descidas, há um pequeno olho dágua. A partir daí, começa a subida mais íngreme, e a vegetação vai ficando mais verde e densa. Muito cuidado com quedas, pois há muitas pedras e subidas muito inclindas. No trajeto, mangueiras enormes, carregadas... jaboticabeiras. Trilha organizada para "down-hill" (esses caras são completamente loucos). Siga em frente, até o início do complexo que forma a pedra de Santo Antônio: começa com um lajedo enorme. Vire-se sempre para curtir a vista, especialmente a partir deste ponto. Após cerca de 2,5 horas de caminhada, atinge-se a Pedra de Santo Antônio, linda, imponente. Diz a lenda que, se você conseguir passar na fenda sob ela, arrumará casamento... para quem quer, esteja à vontade! À frente, a ocupação humana é cruel: dezenas de bares se distribuem na paisagem linda da serra, com músicas altas (forró, para quem gosta...), mas, a bem da verdade, não há muito lixo. Se quiser fazer uma parada para beber um líquido, é a hora. Depois, a dica é descer por uma trilha linda. Volte até o início da pedra, desça pela estrada de paralelepípedos, até o trecho onde começa novamente a estrada de terra. Nesse ponto, pegue a trilha à sua esquerda, e desça até um lindo açudinho, cercado por pedras. Atenção: não mergulhe, é proibido, pois os moradores próximos usam a água para consumo, e costumam ser bravos!! contorne o açude, siga a trilha até Fagundes. De lá, pegue um transporte até Campina Grande (R$ 3,00).

Duração total da trilha: cerca de 3 horas. Leve água, filtro. Calçado confortável. Grana para as despesas e imprevistos.