quinta-feira, 17 de junho de 2010

COISAS DA VIDA

Realmente, torna-se cada vez mais rara a minha presença nesse blog. Sei lá... talvez porque, no fundo, eu perceba a inutilidade de escrever coisas, que talvez nem sejam lidas. Escrever, como quem areja os próprios porões, talvez. Mas, nesse caso, bastaria ter um amigo, uma taça de vinho e uma noite de disponibilidade. Aí é que mora o problema. Em tempos "modernos", amigos disponíveis estão cada vez mais indisponíveis!!
E a gente começa a entrar no perigosíssimo campo das amizades virtuais, de passar horas e horas no computador, escrevendo para ninguém, fazendo de conta que nossa rede virtual tem o calor humano do qual tanto precisamos. De qualquer forma, vez por outra, vale à pena dar uma chegada por aqui. Ainda que para termos a sensação de vida, mesmo que virtual.
Os anos tem se sucedido, como as primaveras. A gente recebe facas, cortes, e se deixa renascer, ainda que não sem sequelas (agora sem trema!). Nesse chuvoso inverno campinense, amplia-se em mim a sensação de perplexidade diante das relações humanas. A teoria Dawininana do gene egoísta há muito dominou minha ideia (agora sem acento!) sobre o "sentido" da vida. Por uma questão de conforto, ou simplesmente por falta de melhores opções, tenho pensado nesses termos, com absoluta convicção. 
Um novo trabalho musical começa lentamente a tomar forma. Como sempre, sei que deixarei como semente, a qual talvez sequer venha a germinar. Mas faz parte daquilo que estabeleci como prioridade, como um dos "sentidos" que tento dar à minha existência. Assim como pedalar, comprar um carro novo (finalmente!) ou tentar cultivar as (complicadíssimas) amizades.
Vamos indo, meio às cegas, no susto, como quem se debate na correnteza. Até mais!

5 comentários:

Andréa Pequeno disse...

Simplesmente perfeito este texto.
Contudo, gostaria de falar umas bobagens minhas... rsrsrsrs
Por mais inútil que você pense que é escrever aqui, por conta da falta de "leitores", tenha em mente uma coisa: o que importa é a qualidade, e não a quantidade. Tenha certeza de que aqueles que lêem o que você escreve, no mínimo, possuem a noção exata do que é qualidade em leitura. Amei este texto.

Andréa Pequeno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andréa Pequeno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andréa Pequeno disse...

Agora comentando o texto!
Ousadia minha, tenho consciência disso... rsrsrrs...
Muitas vezes queremos escrever para que várias pessoas leiam nossos pensamentos, mas realmente a cada dia que passa, se torna cada vez mais limitado o número de pessoas que sabem ler e gostam de materiais bem escritos (uma pena para nosso Brasil, tão sofrido com a má qualificação, em todos os sentidos, da nossa população).
Mas enfim, creio na existência de indivíduos que nunca deixarão morrer o prazer por coisas tão simples e acessíveis como a leitura.
Nessas horas, em que nos deparamos com a falta de "leitores", vem à tona a necessidade do vinho e dos amigos... e como é bom tê-los... Quanto à disponibilidade, creio que quando o amigo é de verdade, ela existe! Talvez seja uma ilusão minha, posto que sou de disponibilidade 100% real ( minha casa e meu telefone não páram nem de madrugada, rsrsrsrs)e não posso esperar o mesmo em troca. Mas enfim, acho que nas verdadeiras amizades, a disponibilidade é algo indiscutível, mesmo nos tempos modernos nos quais estamos obrigados a viver.
Talvez essa minha disponibilidade seja por medo do tal mundo virtual, lugar perigoso, onde se correm riscos que nem passam pelas nossas cabecinhas...
Computador, para mim, só para trabalho, que já me consome pelo menos 80% do dia.
Amizade mesmo, só aquela que vem perto de mim e me abraça, me acompanha para tomar um café no "shopping", faz caminhada todas as tardes ( e nas manhãs de domingo também, praticando esportes nada convencionais, pelos recantinhos lindos de nossa Paraíba) ou discute de vez em quando comigo(dependendo das circunstancias),demosntrando de forma bem clara a nossa existência e o quanto valemos um para o outro. E cá entre nós, nada melhor que o velho abraço de um amigo!
Os anos passam mesmo, e como passam! Em uma tarde, ou noite, de festa junina em nossa cidade, fica evidente como eles passam mesmoooooo!!!!
Mas as boas coisas ficam, não há o que se discutir.
Darwin tinha razão com relação ao egoísmo humano, contudo e natureza humana também trás algo particular, que é a necessidade do outro e portanto, por mais egoístas que sejamos, um dia sentiremos a falta de alguém para compartilhar a vida.
E quando o assunto é tragédia na vida dos outros ( como no caso das enchentes nos Estados vizinhos), aí sim, na maioria dos seres humanos, o caráter humano do ser nos faz repensar se o egoísmo é mesmo necessário para vivermos...
Mudando de assunto...
À espera do seu novo trabalho que com certeza virá para fazer sorrir aqueles que sabem o que é bom! Por favor, não seja egoísta com seu novo trabalho, divida-o conosco, ok!
A vida realmente é repleta de objetivos que devem ser traçados para que não passemos pela Terra sem deixar nossa marca. Desejos foram criados para serem realizados. Quanto à amizades complicadas, sou PhD neste assunto, rsrrsrs... Creio ter descoberto a técnica para ter e manter para sempre amigos complicadíssimos, problemáticos, estressantes, mas que fazem minha vida mexer de verdade, rsrsrsrs. (eu deveria ter optado pela profissão de psicóloga, rsrsrsrrsrs).
Nada melhor que um chato ao nosso redor!
Grande abraço

Unknown disse...

Lindo comentário, Andrea! obrigado por ler, e, principalmente, por participar!